Compre o suporte imunológico
Disfunção Erétil

É consideradauma disfunção erétil (DE) de curto prazo, mas isso não significa que não é angustiante. Veja como lidar.

Baseado unicamente na profusão de anúncios na TV, você pensaria que a disfunção erétil é um problema de muito comum, que afeta um grande número de homens de meia idade saudáveis. E embora seja verdade que os Instituto Nacional de Saúde estima que até 30 milhões de homens nos Estados Unidos têm DE, esse número pode ser enganoso. O risco de desenvolvimento de disfunção erétil de longo prazo, do tipo causado por uma condição médica que interfere com qualquer dos nervos que controlam uma ereção ou o fornecimento de sangue necessário para manter uma, aumenta com a idade. Assim, para os homens na faixa dos 50 anos, as chances de ter DE de longo prazo são apenas cerca de 4 por cento – em comparação com uma chance de 25 por cento para homens de 65 anos.

Além da DE longo prazo, muitos mais homens sofrem de disfunção erétil situacional, ou DE de curto prazo. DE Situacional também resulta na incapacidade de obter ou manter uma ereção, mas apenas em determinadas situações. Este tipo de DE é geralmente temporária e pode ser causada por estresse, fadiga ou excesso de álcool. É tão comum que cada homem a vai experimentar, mais cedo ou mais tarde.

Apesar de um problema de ereção poder abalar os nervos, muitas vezes não há nenhum motivo de séria preocupação. Se um homem pode ter uma boa ereção maior parte do tempo e uma experiência sexual satisfatória, não se considera que haja disfunção erétil. Se você pode ter o sexo em algumas situações e não em outras, a causa é provavelmente psicológica e não física.

Diagnosticar Disfunção Erétil Situacional

Se um homem tem problemas em obter ou manter uma ereção até 20 por cento do tempo que ele tem sexo, isso é considerado normal. Se os problemas ocorrem mais frequentemente do que isso, é melhor procurar ajuda médica. Normalmente, o médico pode diagnosticar a disfunção erétil situacional, procurando por problemas físicos e analisando seu histórico de saúde.

Causas da DE de Curto Prazo

Existem muitas causas potenciais de DE situacional. Disfunção erétil ocasional é comum em homens mais jovens que ainda têm muita ansiedade sobre primeiros encontros. E os homens mais velhos podem achar que a fadiga afeta sua capacidade de ter uma ereção mais do que quando eram jovens.

Fatores situacionais que podem dificultar o desempenho sexual incluem:

  • Estresse: Estresse provoca a liberação de substâncias químicas do cérebro que pode impedir uma ereção até mesmo de começar. O exemplo clássico é a ansiedade de desempenho. Uma falha de ereção pode levar ao medo e ansiedade que pode produzir um problema temporário como a disfunção erétil.
  • Fadiga: Às vezes, você pode apenas estar cansado demais para dançar o tango. A fadiga pode diminuir o desejo por sexo, e tentar fazer sexo quando você está cansado é uma causa comum de DE. Isso pode ser especialmente verdadeiro se você costuma ter relações sexuais à noite.
  • Álcool: O álcool é uma causa comum em casos de DE de curto prazo. Embora uma ou duas bebidas podem dissipar o estresse e a ansiedade, muito álcool deprime sua resposta sexual. Os homens mais velhos podem achar que o álcool interfere com o sexo mais do que quando eram mais jovens, mas qualquer homem que está embriagado é improvável que tenha uma boa experiência.
  • Remédios: Muitos medicamentos comuns, incluindo medicamentos de balcão, podem causar DE de curto prazo. Medicamentos com anti-histamínicos, algumas drogas de controle de pressão arterial, analgésicos de prescrição, soníferos e comprimidos para depressão ou ansiedade são todos os possíveis gatilhos. Uma droga comum receitada para o alargamento da próstata chamada tansulosina (Flomax) também podem causar disfunção erétil.
  • Problemas com preservativo: O desconhecimento de como usar um preservativo, ou ter que interromper o ato sexual para colocar em um preservativo, pode causar uma queda da ereção e disfunção erétil temporária, especialmente para os homens mais jovens. Para os homens mais velhos, os preservativos podem ser uma causa de disfunção erétil, porque eles reduzir o estímulo necessário para manter uma ereção, ou para atingir o orgasmo.
  • Problemas de relacionamento. Relacionamentos mudam ao longo do tempo, e é necessário ter duas pessoas interessadas em sexo para ter uma boa experiência sexual. Má comunicação, raiva não resolvida, e outras questões de relacionamento pode resultar em disfunção erétil situacional.

Tratamento da disfunção eréctil

A maioria dos problemas de DE de curto prazo pode ser evitada ao se fazer escolhas de estilo de vida saudáveis. Uma boa regra de ouro é: se você fizer o que é bom para o seu coração, você vai fazer o que é bom para a sua ereção.

Siga estas prescrições:

  • Tente mudanças de estilo de vida positivas: parar de fumar, limite o álcool a dois drinques por dia, comece exercícios e tenha uma dieta saudável.
  • Planeje a atividade sexual para um período quando você tem tempo e energia para o sexo. Tente fazer sexo no período da manhã, em vez de no final de um dia agitado. Tire férias para recarregar seu relacionamento.
  • Evite medicamentos de balcão que podem causar DE, e pergunte ao seu médico se algum dos seus medicamentos de prescrição poderia estar causando um problema.
  • Converse com seu parceiro sobre qualquer ansiedade que você tenha sobre DE. Para uma boa comunicação, tente falar abertamente sobre o que desperta o desejo em cada um de vocês, e tenha em mente que a intimidade pode aliviar a ansiedade de desempenho.

Se você sente que precisa de ajuda para melhorar a sua perspectiva psicológica, ou para trabalhar em seu relacionamento, consulte um profissional de saúde mental – terapia individual e terapia de casais são duas opções.

A coisa mais importante a lembrar sobre como evitar a disfunção erétil situacional é colocá-la às claras, onde você pode lidar com isso.