Compre o suporte imunológico
testosterona

A testosterona é um hormônio presente no organismo masculino que influencia o desempenho sexual, assim como o comportamento e algumas características físicas. Mas será que existe uma relação direta entre os níveis de testosterona e a disfunção erétil, ou impotência sexual masculina?

Os níveis de testosterona no sangue vão diminuindo ao longo do tempo. Esses níveis caem, em média, 1% ao ano, a partir dos 40 anos de idade. Por isso, os endocrinologistas aconselham incluir a dosagem deste hormônio nos exames médicos de rotina a partir dessa idade.

Quando os homens apresentam níveis baixos desse hormônio a partir dos 40 anos de idade, pode ser um sinal de alerta para possíveis problemas causados pela sua deficiência.

Os níveis de testosterona normais variam de 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue. Quando se verifica uma baixa desses níveis, deve estudar-se a melhor solução.

Vejamos mais detalhes sobre o assunto nesse artigo!

Níveis de testosterona e disfunção erétil

Testosterona

Todos os homens, a partir dos 40 anos de idade, veem seus níveis de testosterona baixarem. No entanto, existem alguns homens que podem ter taxas desse hormônio reduzidas em idades mais novas, podendo causar várias alterações no organismo, alguns sintomas, podendo ser necessária uma reposição hormonal.

Algumas das consequências mais sérias e comuns derivadas do baixo nível desse hormônio são:

  • Obesidade
  • Bronquite
  • Problemas cardíacos
  • Doenças crônicas

Além disso, níveis baixos de testosterona no sangue podem levar, sim, a uma diminuição do interesse sexual, o que pode estar relacionado com a disfunção erétil, ou impotência sexual masculina.

Mais do que isso, uma falta de interesse sexual pode ser um sintoma de taxas deste hormônio diminuídas.

poderá causar, também, uma perda de potência sexual e, em casos mais extremos, leva à impotência sexual.

Um dos primeiros sintomas é a ausência de ereções matinais. Os homens que não têm ereções espontâneas e involuntárias, especialmente de manhã, têm uma maior probabilidade de sofrer com infertilidade e disfunção erétil.

No entanto, devemos dizer que os níveis de testosterona baixos, por si só, não são motivo para ereções mais fracas. Geralmente se associam outros problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

Independentemente de poder levar à disfunção erétil, ou impotência sexual masculina, ou não, em seu caso específico, é sempre bom estar atento aos sintomas de baixa taxa de testosterona no sangue para poder agir em conformidade e procurar ajuda de um médico.

Confira!

Sintomas de níveis baixos de testosterona no sangue

Existem vários sintomas que pode experimentar quando tem taxas de testosterona baixas. É importante você estar atento a todos os sintomas que possa ter, pois pode ser necessária uma reposição hormonal para evitar problemas de saúde futuros.

De entre os principais, podemos destacar os seguintes:

Cansaço excessivo

O cansaço excessivo ou fadiga extrema podem ser sintomas claros de baixos níveis de testosterona no sangue. Esse hormônio está relacionado com a produção de energia, por isso, quando em níveis baixos, pode refletir um cansaço sem motivo aparente.

No entanto, esse sintoma, por si só, não é o bastante para revelar baixos níveis de testosterona. É necessário que este esteja associado com outros sintomas.

Ainda assim, se apresentar fadiga, deverá procurar ajuda médica e investigar a causa desse cansaço excessivo, pois pode ser indicativo de vários problemas de saúde.

Confusão e problemas de memória

Como a testosterona tem atuação no sistema nervoso, como a área da concentração e cognição, quando os níveis estão baixos, poderá sentir alguma confusão, dificuldade em se manter concentrado, assimilar conceitos, e poderá sofrer de falta de memorização.

Mudanças de humor

Outro sintoma de níveis baixos de testosterona é uma mudança de humor e sensação de mal-estar.

Este hormônio atua no sistema nervoso, e está relacionado ao aumento de casos de depressão em homens da terceira idade, exatamente por sua baixa de níveis.

Taxas de testosterona baixas podem levar a um sentimento de tristeza, e deverá ser visto por um profissional de saúde, pois pode evoluir para uma doença mais séria.

Dificuldade em ganhar massa magra

A testosterona está relacionada com o ganho de massa magra nos homens. É a partir do momento que o organismo começa a produzir esse hormônio que os meninos se tornam mais fortes, precisamente pela construção de músculos.

O pico de produção de testosterona dá-se entre os 20 e os 30 anos de idade, e nessa altura é normal que a massa magra aumente facilmente.

Quando um homem tem taxas desse hormônio baixas, pode ter dificuldade em desenvolver massa magra, especialmente na região do abdômen. Em alguns casos pode até perder massa magra.

Acúmulo de gordura

Taxas de testosterona baixas, além de fazer perder massa magra, faz com que o homem tenha muita facilidade em acumular gordura, especialmente na região do abdômen.

Perda de massa óssea

Outra consequência da falta de testosterona no organismo é a perda de massa óssea. De fato, ter os níveis desse hormônio baixos é uma das causas principais para a osteoporose masculina.

Crescimento prejudicado de pelos

A produção de testosterona está diretamente relacionada com o crescimento dos pelos em várias áreas do corpo, quer no homem, como na mulher. Por isso, na puberdade, quando se dá a produção desse hormônio, crescem os pelos nas nádegas, virilhas, rosto, tronco e na região púbica.

Se os níveis de testosterona baixam, o crescimento desses pelos é prejudicado. No entanto, não é a baixa da testosterona que causa a queda de cabelo ou a calvície, pois o hormônio relacionado com essas causas é a di-hidrotestosterona.

Problemas de sono

Outro sintoma de níveis baixos de testosterona é algum tipo de problema de sono. Homens com deficiência desse hormônio referem um sono menos restaurador e menos relaxante. Alguns homens apresentam ainda insônia ou agitação durante a noite.

No entanto, quando o problema está relacionado com a deficiência em testosterona, este sintoma vem sempre em conjunto com outros.

Se você está experimentando alguns destes sintomas, busque ajuda médica o quanto antes. Lembre que se trata de um problema de saúde que pode levar a outros problemas mais sérios.